Distrito de Portalegre à frente no Multibanco e MB WAY

A SIBS, empresa que gere a Rede Multibanco, decidiu divulgar os dados de utilização da sua rede, comparando a evolução de compras com multibanco, e a utilização de MB WAY por parte dos portugueses, entre o período pré Covid e a altura em que vigorou o Estado de Emergência, não só nível nacional, mas também por distrito.

Joaquim Correia, diretor de Marca e Comunicação da SIBS, afirma que “o distrito de Portalegre foi o primeiro distrito no país a atingir os níveis de compras físicas, face ao período pré pandemia”. Comparando os dados das compras por multibanco em janeiro e fevereiro, “Portalegre na primeira semana do Estado de Emergência foi a primeira região a atingir esses valores. Neste momento atividade está a 15% acima do período pré-covid”. Joaquim Correia afirma que “assistimos a uma  recuperação sustentada semana após semana nas compras físicas na Rede Multibanco, tendo o distrito ficado sempre acima das médias nacionais, na quarta semana de confinamanento atingimos apenas 44% dos valores de janeiro e fevereiro, mas mesmo nesta semana Portalegre manteve-se 22 pontos acima desta média nacional”.

Também a utilização do MB WAY nas compras no distrito de Portalegre “mais do que triplicou a sua utilização, com mais 70% de aumento face ao que existiu no resto do país”, diz Joaquim Correia.

Quanto aos levantamentos por multibanco, “apesar do distrito de Portalegre ter sido superior à média nacional, ainda se encontra a 7% atrás dos valores pré-pandemia e verificou-se a substituição de pagamentos em numerário por outros métodos de pagamento”.

O diiretor de Marca e Comunicação da SIBS realça que “estes dados assumem-se como bastante positivos, no distrito, comparativamente à média nacional, o que demonstra resiliência da economia local superior aos restantes distritos do país”.

É de salientar também o esforço dos comerciantes na atualização dos terminais multibanco, de forma a permitir a utilização de cartões com contactless e MB WAY.

Os dados da empresa SIBS, na sua gestão da Rede Multibanco, onde o distrito de Portalegre apresenta valores acima da média nacional na utilização de multibanco, bem como da aplicação MB Way.