Município de Viana do Alentejo comparticipa medicamentos

O Município de Viana do Alentejo aprovou o Regulamento do Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento, que irá beneficiar a população através da comparticipação de medicamentos, na sequência de um protocolo com a Associação Dignitude.

O Município sustenta a decisão afirmando que “muitas vezes, devido à fragilidade económica, os cidadãos são levados a optar entre a aquisição de medicamentos e a aquisição de bens essenciais, contribuindo para o agravamento do seu estado de saúde”.

Assim, o Município vianense decidiu atribuir “uma comparticipação para aquisição de medicamentos sujeitos a receita médica do Serviço Nacional de Saúde ou prescritos por médico registado na Ordem dos Médicos, a famílias que se encontrem em situação de insuficiência económica”.

A comparticipação municipal é de 100 euros por cada beneficiário, sendo o restante assegurado pela Associação Dignitude. As candidaturas têm de ser efetuadas de 1 a 30 de setembro, com o preenchimento de requerimento próprio, disponível no Balcão Municipal e na página eletrónica do Município. O regulamento determina que o benefício cessa no final de cada ano, mas o requerente pode solicitar a renovação.