Turismo de Portugal lança medida de apoio ao setor

O Turismo de Portugal lançou várias medidas de apoio ao setor, com o objetivo de minimizar o impacto da redução temporária dos níveis de procura na atividade turística, decorrente da crise provocada pela COVID-19.

Entre elas encontra-se “uma linha de apoio financeiro para estabelecimentos como restaurantes, unidades de alojamento local ou espaços de turismo rural”, de acordo com Heloisa Luz, técnica de empreendedorismo na Fábrica do Empreendedor de Elvas

“Quem se candidatar a este apoio pode vir a receber uma verba, de cerca de 750 euros, por cada posto de trabalho que a empresa tinha a 29 de fevereiro deste ano”, sublinhou.

Heloisa Luz explica ainda que “este valor é reembolsável, a três anos, mas a Turismo de Portugal decidiu isentar de pagamento por 12 meses, ou seja, o pagamento é feito em prestações nos anos seguintes”.

A técnica considera que, numa fase tão complicada como esta, a medida do Turismo de Portugal “pode ser essencial para que algumas empresas se mantenham em funcionamento”.

Suportadas pela Estratégia Turismo 2027, as medidas agora desenhadas e aquelas a implementar de futuro terão por base a relevância para a tipologia de Pessoas consagrada naquela Estratégia: os colaboradores do setor, os turistas e os locais.