Património arqueológico e agricultura debatidos em Avis

No próximo dia 23 (terça-feira), das 14.30 às 17.30 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal José Saramago, vai ter lugar a ação de sensibilização “Salvaguarda do património arqueológico em contexto de práticas agrícolas”, organizada pela Direção-Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio do Município de Avis.

“No contexto de práticas agrícolas que trazem consigo alterações ao uso e ocupação do solo, nomeadamente quando se tratam de culturas intensivas, é necessário preservar e salvaguardar o património arqueológico existente nestes terrenos”, segundo os organizadores da ação.

Esta sessão tem como principais objetivos informar e sensibilizar para as boas práticas de salvaguarda patrimonial, em contexto de projetos agrícolas, e contribuir para articular procedimentos eficazes na emissão de pareceres e análise, numa perspetiva de salvaguarda preventiva, visando assegurar uma atuação comum, que permita evitar danos patrimoniais, promovendo as mais valias destes valores na atividade e no espaço agrícola.

A ação de sensibilização é destinada a chefias e técnicos autárquicos (licenciamentos, ordenamento do território e património), funcionários de Juntas de Freguesia, agricultores e associações de agricultores.

De forma a respeitar as medidas preventivas devido à Covid-19, as inscrições nesta sessão estão limitadas a 15 participantes, devendo os mesmo efetuar inscrição prévia através do email: ddsc@cm-avis.pt .