Portal de traduções da Comissão Europeia no “Espaço Europa”

A Comissão Europeia, através dos seus serviços de tradução, lançou um portal que permite às empresas e administração pública a tradução não só textos, mas também de documentos completos.

Ana Pereira do Gabinete Europe Direct do Alto Alentejo explica que este portal, “não faz traduções oficiais, uma vez que estes devem ser feitos por tradutores oficiais, mas no quotidiano, nas práticas administrativas neste portal onde podemos colocar uma parte de um texto ou documento inteiro, que pode estar em formato PDF, desde que legível, e há uma tradução automática do mesmo”.

“A grande vantagem deste portal é que, para além de ser gratuito, permite a tradução de por exemplo entra as línguas oficiais da União Europeia, e permite uma tradução para para Português de Portugal, o que distingue de browsers que, muitas vezes, nas traduções, fazem variações com tónica brasileira”

Para aceder a este portal, basta fazer um registo e o mesmo está acessível para os serviços da Comissão Europeia, pequenas e médias empresas e administração pública.

Outra das vantagens “é a privacidade do documento, uma vez que depois de ser enviado para tradução depois de 24 horas, o mesmo é eliminado do portal”, garante Ana Pereira.

O portal de Traduções da Comissão Europeia, para empresas e Administração pública está disponível em https://ec.europa.eu/cefdigital/wiki/display/CEFDIGITAL/eTranslation+for+SMEs.