Hospital de Elvas consegue manter stock do banco de sangue

Apesar da pandemia que o país atravessa, e do número de dádivas de sangue ter diminuído, o Serviço de Sangue Hospital de Elvas tem conseguido dar resposta à necessidades dos doentes.

O médico Diego Cruz, responsável pelo serviço, refere que “a suspensão de cirurgias, devido à Covid-19, ajudou a controlar o stock disponível. À medida que apareciam necessidades, o serviço contactava os dadores que se deslocavam à unidade hospitalar e faziam a sua dádiva de sangue”.

Nos últimos dias tem-se verificado um aumento no número de pessoas que se deslocam ao hospital para dar sangue. O médico informa que mantém-se ainda restrições no que diz respeito ao número de pessoas a permanecer no serviço: “apenas podemos ter uma pessoa de cada vez no serviço de sangue do hospital. O resto continua a funcionar como sempre funcionou”.

Por fim, o médico Diego Cruz deixa um apelo à dádiva de sangue por parte de todos: “sangue precisamos sempre e a população de Elvas e dos concelhos limítrofes tem, respondido sempre bem. Com o retorno à normalidade, das cirurgias e de todos os serviços, apelamos a que se lembrem de nós e passem pelo serviço”.

O serviço de sangue do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, funciona de segunda a sexta-feira, entre as nove e as 13 horas, exceto fins-de-semana e feriados