Filtros do automóvel

O motor de um carro depende da qualidade de vários fluidos técnicos, tais como o óleo, o combustível, bem como o ar. A limpeza do combustível, do óleo e do ar a ele fornecidos ajuda a garantir o seu funcionamento fiável e correto. É por isso que os sistemas do combustível e de fornecimento de ar estão equipados com filtros. Os filtros apanham impurezas: poeira, detritos, produtos de desgaste do motor, etc.. Habitualmente, um carro está equipado com 4 tipos de filtros:
• Filtros do ar. São carcaças redondas, planas ou retangulares nas quais são alojadas fibras não tecidas com várias pregas. Por vezes um filtro é reforçado com uma malha de metal. Dada a quantidade significativa de pregas, a área do elemento de filtragem é muito grande . assim, a eficiência de filtragem é também elevada. .Estes filtros são instalados antes do coletor de admissão e do acelerador. Um filtro limpo permite que o motor receba a quantidade de oxigénio necessária para a formação adequada da mistura; é por isso que é crucial a substituição nos intervalos programados.
• Filtros do combustível. Estão divididos em grossos e finos. Normalmente, os filtros grossos são montados acima do depósito de combustível. Estes filtros ajudam a remover as partículas estranhas que vêm com o combustível. Ao passo que os filtros finos são instalados debaixo do capô ou na parte inferior da carroçaria.
• Filtros do óleo. Estes filtros são instalados diretamente no motor e aprisionam partículas provenientes do desgaste do motor e outros contaminantes do sistema de lubrificação do motor. Todos os fabricantes automóveis recomendam a sua substituição juntamente com o óleo do motor.
Filtros do habitáculo. Limpam o ar que entra no habitáculo de vários objetos estranhos tais como poeira, areia, insetos, plantas, pólen, etc. O material filtrante destes filtros é semelhante ao dos filtros do ar do motor. Além disso, existem modelos contendo partículas de carvão, que permite tornar o ar ainda mais limp e a reduzir o aparecimento de maus odores vindos do exterior. Os intervalos de substitiução específicos para todos os filtros estão no manual do seu carro. Instale apenas componentes de elevada qualidade e irá garantir o funcionamento adequado de todas a unidades do seu veículo.

Saiba mais no www.Autopecas-online.pt