Câmara de Évora quer ver reabertas as Extensões de Saúde

Os eleitos da CDU na Câmara Municipal de Elvas, apresentaram uma tomada de posição, de apelo à reabertura das Extensões de Saúde das freguesias rurais do concelho, dada a atual fase de desconfinamento. O documento foi aprovado, por unanimidade, na reunião pública do passado dia 3.

Esta tomada de posição relembra que, no quadro das medidas de prevenção e combate à propagação da Covid-19 decretadas pelo governo, foram, em março, encerradas as extensões de saúde das freguesias rurais do concelho de Évora.

Tendo em conta o contexto em que a população esteve sujeita a medidas de confinamento, em particular os chamados “grupos de risco”, e a sérias restrições à circulação, considera a Câmara Municipal de Évora que “o encerramento destes serviços públicos se configurou como uma verdadeira suspensão do acesso à saúde para muitos cidadãos residentes nestas freguesias”.

Desta forma, num momento em que o País retoma progressivamente a sua atividade económica e social, a a Câmara Municipal da capital do Alentejo considera que “o acesso a cuidados de saúde de proximidade não pode ser posto em causa e apela às entidades competentes pela urgente reabertura de todas as extensões de saúde que foram encerradas, bem como pelo reforço dos seus meios”.