11 de junho é feriado religioso que celebra Corpo de Deus

Hoje, 11 de junho, é feriado: um feriado religioso, que serve para se celebrar o Corpo de Deus.

A data ocorre na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes, Como tal, celebra-se, todos os anos, entre os dias 21 de maio e 24 de junho.

Em Elvas, o padre Ricardo Lameira irá manter hoje as celebrações habituais, sendo que uma celebração poderá sair à rua, sem poder contar com a presença de fiéis.

“Teremos a celebração das eucaristias normais: no meu caso, celebrarei às 10 horas, ao meio-dia, às 15 e 18 horas, na Sé. Às 17.15 horas teremos oração de vésperas. Isto é o que é público”, revela Ricardo Lameira, que adianta que poderá sair à rua com o Santíssimo Sacramento. “Mas isso não é um ato público, porque é proibida qualquer procissão”, remata.

De recordar que, em Portugal, o Corpo de Deus foi feriado até 2012, mas o Governo decidiu eliminá-lo do calendário até 2016, ano em que voltou a considerar-se a comemoração deste dia como feriado nacional.

Esta celebração terá tido origem na Bélgica, que, desde o século XIII acontece por ocasião das visões de uma freira belga. Na altura, Deus apareceu a essa freira e demonstrou seu desejo de comemorar a Eucaristia.

Em 1264, o Milagre de Bolsena impulsionou a celebração do Corpo de Deus em todo o mundo. Segundo se conta, um padre que não acreditava na transubstanciação – momento em que as partículas de farinha são transformadas no próprio corpo de Jesus – viu sangue a escorrer de uma hóstia, facto que comunicou ao Papa.

Na sequência desse evento, a data foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, sendo promulgada em 1317 no Concílio Geral de Viena.