PSP de Portalegre recupera viatura furtada

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Portalegre informa que, na madrugada do dia 4 de junho de 2020, no âmbito da missão de patrulhamento preventivo, detetou um veículo com vários ocupantes que mediante a aproximação desta polícia encetou fuga, não cumprindo as ordens legítimas de paragem do mesmo por parte dos elementos policiais.

Durante o trajeto e a perseguição policial, em diversas artérias desta cidade, o condutor do veículo desrespeitou diversa sinalização rodoviária e colocou em risco de atropelamento dois cidadãos na via pública, tendo a determinada altura, optado por entrar num caminho de terra batida em mau estado, impossibilitando o seguimento motorizado.

Não obstante, esta polícia encetou perseguição apeada tendo momentos depois localizado o veículo abandonado e detetado indícios dos suspeitos num terreno agrícola, sendo que, no intuito de intercetar os mesmos e salvaguardar a integridade dos elementos policiais envolvidos, foi efetuado disparo de advertência para o ar, o que levou à  interceção de um dos suspeitos.

Das diligências efetuadas, apurou-se que o veículo não era conduzido pelo proprietário, sendo que, a polícia, nas diligências subsequentes, recolheu já informação que permite a identificação do presumível condutor que atentou contra a segurança do próprio e de terceiros.

O veículo foi entregue ao legítimo proprietário e foi reposta a ordem e tranquilidade públicas.

Tendo em conta o enquadramento penal da ocorrência, o assunto vai ser remetido aos serviços do Ministério Público da Comarca de Portalegre.