CLDS – 4G “Borba Capacitar” inicia atividade dia 1

O programa CLDS – 4G de Borba, designado “Borba Capacitar”, é um projeto promovido pelo Município local, coordenado pela Associação de Desenvolvimento de Montes Claros e financiado pelo Instituto de Segurança Social, IP, que permitirá minimizar a exclusão social por ser um instrumento que visa intervir numa lógica de proximidade.

O Projeto CLDS-4G, Borba Capacitar que terá a duração de 36 meses, inicia atividade amanhã, segunda-feira, dia 1 de junho de 2020.

Este projeto contempla três eixos de intervenção: eixo 1 – emprego, formação e qualificação; eixo 2 – intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil; e, eixo 3 – promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa.

Cada eixo de intervenção é concretizado através de ações obrigatórias que visam:

Eixo 1 – promover a capacitação e desenvolvimento de atitudes de procura ativa de emprego; informar sobre as medidas ativas de emprego; apoiar projetos de autoemprego e de empreendedorismo; encaminhar para oportunidade de qualificação; sensibilizar empresários, instituições e entidades empregadoras; encaminhamento e orientação de alunos que concluam o sistema educativo; e, estimular as capacidades empreendedoras dos alunos do ensino secundário.

Eixo 2 – apoiar em processos de qualificação familiar, promovendo a proteção e promoção dos direitos das crianças e jovens; apoiar na mediação de conflitos familiares; e, desenvolver ações de mobilização das crianças e jovens que promovam estilos de vida saudáveis e a integração na comunidade.

Eixo 3 – realização de ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e a autonomia das pessoas idosas; realização de ações de combate à solidão e ao isolamento; e, desenvolvimento de projetos de voluntariado.