Associações de Doentes abordam regresso à normalidade do SNS

O regresso à normalidade do Sistema de Saúde marca o segundo debate do ciclo de conferências “Participação do Cidadão na Era COVID-19”, organizado pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio da Sanofi.

A sessão decorre amanhã, dia 1 de junho, às 16 horas e pretende analisar de que forma o Sistema deverá dar resposta aos doentes crónicos durante e pós a pandemia Covid-19, através da intervenção de representantes da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI), do GAT – Grupo Ativistas do Tratamento e, da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

Alguns dos pontos que serão debatidos na conferência “Regresso à normalidade” são a gestão e acesso a cuidados de saúde dos doentes crónicos (Consultas externas, Cirurgias, MCDT’s, H. Dias, Urgências); como recuperar a confiança dos doentes nas instituições de saúde e garantir a segurança (circuitos, salas de espera, marcações, etc.); como incrementar a aposta em novos modelos de cuidados de saúde (cuidados de proximidade, domiciliação, telessaúde, etc.); como assegurar a melhoria da comunicação entre instituições, profissionais de saúde, doentes e familiares e como podem os doentes colaborar na construção de novas ofertas de serviços que tenham por objetivo melhorar a experiência e satisfação das suas necessidades.

A última sessão deste Ciclo de Conferências online está agendada para o dia 15 de junho, e será dedicada à identificação de “Soluções para o Futuro”.