Banda 1º de Dezembro retoma ensaios aos sábados no Centro Comunitário

A Banda 1º de Dezembro regressou aos ensaios no sábado passado, depois de mais de dois meses de interrupção, devido à pandemia de covid-19.

Os ensaios decorrem agora, todos sábados, no Centro Comunitário de Campo Maior, que foi cedido pelo município, de forma a facilitar o distanciamento social. Francisco Pinto, maestro da Banda explica que “os elementos do grupo foram divididos por naipes: de manhã ensaia o grupo de clarinetes, às 14 horas o de percussão, o de saxofone às 15.30 horas e o grupo de metais às 18 horas”.

Para além desta divisão dos elementos do grupo, também é obrigatório o uso de máscara, apenas para o grupo de percussão, e para o maestro, no entanto, Francisco afirma que o uso deste material de proteção individual “é complicado, porque tem que falar mais alto”, para que se perceba o que diz.

Durante o tempo em que os ensaios estiveram suspensos, os elementos da Banda ensaiavam pelo skype, “mas não era fácil, porque o som ficava distorcido”, e a mensagem que o próprio maestro queria passar, com ensinamentos “não é a mesma.”

Mesmo depois dos ensaios terem sido retomados, alguns elementos ainda utilizam o skype para tirar dúvidas, explica Francisco.

O maestro afirma que “para a próxima semana poderá já arrancar com ensaios gerais, uma vez que a sala no Centro Comunitário reúne condições para tal”, e é possível manter a distância de dois entre os elementos do grupo.

Esta será também uma forma de perceber se o trabalho que têm desenvolvido tem sido produtivo, bem como os resultados destes ensaios por grupos.

A Banda 1º de Dezembro é uma das Associações mais antigas do concelho de Campo Maior e é composta por 30 elementos, que na sua maioria todos regressaram aos ensaios, que agora decorrem aos sábados no Centro Comunitário da vila.