Arronches: Museu de (A) Brincar hoje com entradas gratuitas

Hoje, 28 de maio, é Dia Internacional do Brincar. A efeméride serve, sobretudo, para relembrar que brincar é um direito, contemplado no artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança, e uma alegria, não só para os mais pequenos, como para pessoas de todas as idades.

Para todas as idades também está disponível o Museu de (A) Brincar, em Arronches, que já reabriu as suas portas e, hoje, tem entradas gratuitas. Para conhecer, há uma grande variedade de brinquedos, numa coleção de vários milhares de bonecos, bonecas, adereços de todo o tipo, carros, motos, soldados, aviões, construções em papel, entre muitos outros.

Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Arronches, lembra que este é o museu mais antigo do concelho, com mais de vinte anos de existência, e que conta com coleções referentes diversas épocas e países. A autarca recorda que, com o tempo que vivemos, são agora algumas as limitações impostas aos visitantes na entrada no museu, como o uso obrigatório de máscara.

Oriundos de todas as partes do país, estes visitantes têm sido muito importantes para o concelho de Arronches, uma vez que, ao longo dos últimos anos, foram já vários os milhares que passaram pela vila, com o propósito de conhecer este espaço museológico.

O Museu de A Brincar, de Arronches, possui várias exposições temáticas, como “A memória do lugar”, “Os mestres carpinteiros de carroças” e “O canto da bonecada”. Situado no Largo Serpa Pinto, funciona de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 18 horas.