Viana do Alentejo tem quatro candidaturas às 7 Maravilhas

Viana do Alentejo, no distrito de Évora, conta com quatro candidaturas às 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Foram nomeados o fabrico de chocalhos e a Olaria de Viana, na categoria artesanato, a Feira D’Aires e a Romaria a Cavalo, na categoria de festas e feiras.

Bengalinha Pinto, presidente da Câmara de Viana do Alentejo refere que o facto destas quatro candidaturas terem sido aceites o deixa “bastante contente porque demonstra as potencialidades e a riqueza do concelho, para além de valorizar os dois eventos e o artesanato”.

Recorde-se que o fabrico de chocalhos foi classificado pela Unesco, em 2015, como Património Cultural e Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente. Já a olaria de Viana é uma das mais antigas e tradicionais atividades da vila, distinguindo-se dos centros vizinhos pelas caraterísticas muito próprias.

A centenária Feira D’Aires realiza-se em Viana do Alentejo, em setembro, num certame onde o profano e o sagrado andam de mãos dadas, com manifestações religiosas na sua génese e atividades económicas, comércio tradicional e espetáculos.

A Romaria a Cavalo liga os concelhos da Moita e de Viana do Alentejo em abril, foi retomada em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, recuperando uma tradição em que os lavradores da Moita se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, para pedir proteção e boas colheitas.