Proprietários têm até dia 31 de maio para limpar terrenos

Os proprietários têm até ao dia 31 de maio para fazer a limpeza dos seus terrenos, no âmbito das medidas de prevenção de incêndios rurais previstas legalmente.

A prorrogação do prazo, de 30 de abril para 31 de maio, foi determinada através do Decreto-Lei n.º 20/2020, que altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença Covid-19.

Tiago Bugio (na foto), comandante dos Bombeiros Voluntário de Elvas, apela “a todos para que façam a limpeza dos seu terrenos”, recordando os agricultores da necessidade “de fazer os aceiros nas suas propriedades”. Segundo Tiago Bugio, é também muito importante que “no caso da população assistir a atos negligentes para alertarem de imediato as autoridades”.

Portugal continua no combate à Covid-19. Tiago Bugio assume que “o uso de máscara com o calor é incomodativo mas é muito importante para que possamos evitar a propagação do vírus”.

O Decreto-Lei determina ainda que, até 30 de junho, os municípios garantem a realização de todos os trabalhos de gestão de combustível nos termos previstos na lei, devendo substituir-se aos proprietários e outros produtores florestais em incumprimento.

Neste contexto, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai prosseguir a Operação Floresta Segura 2020.