Portalegre assinala Dia da Cidade com programação online

Este sábado, 23 de maio, é o dia da cidade de Portalegre, que comemora 470 anos desde sua elevação.

Uma vez que a pandemia Covid-19 impede as tradicionais celebrações da data, a Câmara Municipal de Portalegre preparou um conjunto de iniciativas online para os munícipes, sendo que as celebrações têm início à meia-noite, com o repicar dos sinos nas igrejas da cidade.

Pela manhã, às 9 horas, decorre o tradicional Hastear da Bandeira e pelas 15 horas, os discursos oficiais do presidente da Assembleia Municipal e da presidente da Câmara Municipal de Portalegre. Às 16 horas, há para assistir à recreação musical da música das Maias, pela Sociedade Musical Euterpe, assim como pela Sociedade Musical Alegretense. Tudo isto para acompanhar a partir do site do Facebook do município.

À noite, pelas 21 horas, a autarquia convida a população a acompanhar o Passeio das Tochas do Grupo Motard Novo Milénio, assim como a ir à janela para prestar homenagem aos profissionais de saúde, proteção civil, forças de segurança, bombeiros e cruz vermelha.

Também a partir das 21 horas, a autarquia recorda, no Facebook e no site, o concerto de “Uma Orquestra Múltiplos Sons”, no Festival Transfronteiriço – Imprevistos Culturais.

Durante o dia de amanhã, será possível visitar uma exposição virtual de cartazes, programas e fotos de festas da cidade do passado.

A autarquia desafia a população a partilhar nas redes sociais imagens da cidade de Portalegre que serão compiladas e divulgadas no Facebook do município. As fotos atuais da cidade deverão ser acompanhadas das hashtags #festasdacidadedeportalegre e #amoportalegre; fotografias antigas da cidade com as hashtags #festasdacidadedeportalegre e #portalegreantiga; Tik-Tok’s com o cenário de Portalegre, com as hashtags #festasdacidadedeportalegre e #tiktokportalegre; e ainda fotografias das Maias, atuais ou antigas com as hashtags #festasdacidadedeportalegre e #maiasportalegre.