Alandroal reforça medidas de apoio às empresas

O Governo lançou um Programa de Incentivo à Adaptação do Comércio e Serviços em Contexto de Covid-19, numa altura em que é crucial relançar atividade económica e as pequenas empresas.

Este programa prevê apoiar este setor, uma vez que a maior parte dos estabelecimentos tiveram que readaptar os espaços devido à pandemia. Destina-se a micro empresas até 10 funcionários, que gastem entre 500 a cinco mil euros, nas adaptações necessárias, no que à segurança e proteção individual diz respeito, desde máscaras a viseiras, a adaptações físicas no espaço.

Neste sentido o governo prevê um apoio de 80%. Perante este apoio “o município de Alandroal irá comparticipar os restantes 20% aos empresários do concelho que se candidatem ao programa e cumpram determinados requisitos, explica João Grilo presidente da Câmara de Alandroal.

Qualquer empresa do concelho de qualquer área de negócio pode apresentar a candidatura, à qual o município também dará o seu apoio técnico às mesmas.

Por outro lado, o município vai também proceder “à distribuição de algum material de equipamento de proteção individual pelos empresários e comerciantes do concelho, uma forma de também os poder ajudar”, explica João Grilo.

A autarquia vai ainda disponibilizar uma plataforma eletrónica de comércio online, o que para João Grilo, se assume, como “um meio de promoção dos produtos dos empresários e comerciantes do concelho, e lhes permite chegar a um mercado mais alargado.

Apesar de muitas empresas “ainda não explorarem esta vertente, começam agora a perceber que é importante”, e pode vir a ser mais um ponto de venda para os empresários do concelho de Alandroal, diz o presidente.