Imagem de Nossa Senhora percorre cidade de Elvas

Na passada quarta-feira, 13 de maio, foi dia de Nossa Senhora de Fátima. Em Elvas, por este dia, a Fraternidade Leiga de São Domingos realiza sempre uma procissão, conhecida pelos fiéis presentes transportarem uma vela acesa.

Esta cerimónia religiosa realiza-se este sábado, 16 de maio, nos moldes possíveis e adaptados aos tempos que vivemos. “Tomámos a decisão de percorrer, com a imagem de Nossa Senhora, toda a cidade e todas as paróquias que me estão confiadas a mim e ao padre Jerónimo”, revela o pároco Ricardo Lameira.

Esta procissão terá início às 19 horas, na Sé de Elvas, sendo que se fará através de um cortejo automóvel. No fim, decorrerá a celebração de uma eucaristia.

A procissão não se realizou na quarta-feira, devido às condições meteorológicas que estavam previstas para esse dia. O padre Ricardo Lameira lembra ainda que a imagem de Nossa Senhora encontra-se já muito frágil, pelo que não se poderia correr o risco de se estragar, ainda mais, com a chuva.

Percurso

Saída da Sé pela Porta do Poente, Praça da Republica, Rua Isabel Maria Picão, paragem junto à PSP, seguindo pelo Arco do Bispo, Rua de São Francisco, Faceira da Cisterna, Largo 25 de Abril, Rua Alferes Cristóvão Pinto, Largo da Misericórdia, Rua João Pereira de Abreu, Largo do Mercado das Barcas, Rua dos Quartéis, Largo do Pelourinho, Largo da Alcáçova, paragem junto á igreja de Santa Maria de Alcáçova.

 Saindo pelo Arco da Alcáçova, Largo do Pelourinho, Rua dos Quartéis, Avenida 14 de Janeiro, Portas da Esquina, Faceira da Cisterna, Largo de São João de Deus, Rua de Évora, Largo da Misericórdia, Rua da Cadeia, Rua de São Lourenço, Largo das Almas, Largo de São Domingos, paragem junto à igreja de São Domingos onde se venera a primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima ao culto na cidade de Elvas e veneração das Relíquias dos Pastorinhos São Francisco e Santa Jacinta Marto.

Segue pela Rua do Padrão, Rua Manuel Gomes Estácio, Rua Diogo Amado, Rua do Espírito Santo, Largo de São Vicente e paragem junto à igreja de São Pedro.

Segue pelas Portas de São Vicente e entra no Bairro da Boa Fé, seguindo pela Avenida da Boa Fé, Estrada de Gil Vaz, Urbanização do Olival do Moreno, Circular à cidade, Avenida da Boa Fé, Rua de Goa, Largo da Igreja e paragem junto à igreja do Senhor Jesus da Boa Fé.

Segue pela Rua da Igreja, Rua das Olaias, Rua José Vicente Abreu, Rua de Diu, Rua de São José, Rua do Caia, Rua Dr. Mário Cidrais, Rua dos Lusíadas, Rua de Campo Maior, Rua Gago Coutinho, Rua Dr. Januário Cavalheiro, Rua Sacadura Cabral, Rua do Matadouro, Rua das Acácias, Rua das Olaias, Avenida da Boa Fé, seguindo pela circular à cidade e estrada Nacional até ao Vedor onde fará uma pequena paragem Junto à Capela de São João Baptista do Vedor, Seguindo para o Bairro da Belho/Raposeira entrando pela, Azinhaga do Rui de Melo, Rua Maria do Rosário Mello e Sousa, Estrada da Raposeira, Aldeia da Raposeira, Belho, paragem junto à capela de Nossa Senhora de Fátima da Belhó/Raposeira.

Segue pelo troço da circular, estrada da Calçadinha, Tapada Baixa, Aldeia do Pombal, Calçadinha, Aldeia da Cruz, São Brás, Varche, pequena paragem junto à capelinha de Nossa Senhora de Fátima em Varche, seguindo pelo campo para a aldeia das Casas Novas, pequena paragem junto ao nicho de Nossa Senhora de Fátima, seguindo pela estada dos Cucos, Urbanização do Revoltilho, Urbanização do Olival da Piedade, Quinta dos Arcos, Rua Dr. António Barradas, Rua Dr. António Carrilho, Rua Elvino Jantarão, Bairro Europa, Rua de Paris, Rua de Madrid, Rua Alfredo Mirante, paragem junto à GNR.

Seguindo pela Avenida de Badajoz, Rua Dr. Crisóstomo Antunes, Rua de Portalegre, Avenida da Piedade, Rua Domingos Lavadinho, Rua de Portalegre, Avenida da Piedade, Bairro das Caixas, Rossio do Calvário e paragem junto ao nicho de Nossa Senhora de Fátima, Praceta dos Descobrimentos, Avenida António Sardinha, Avenida de Badajoz, Avenida D. Sancho Manuel, Bairro de Santo Onofre, seguindo para o Bairro de Santa Luzia, Avenida Nuno Alvares Pereira, Avenida Infante D. Henrique, Urbanização da Carvalha, Rua do Centro de Saúde, Bairro de São Pedro, Rua Francisco Mendes, paragem junto à igreja de Santa Luzia.

Seguindo pela Rua do Emigrante, Paragem no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Elvas, seguindo pela Avenida dos Bombeiros Voluntários, Rua Padre Manuel Rodrigues Coelho, Rua Gil Fernandes, Avenida de Badajoz, Rua Mariana Martins, paragem junto ao Hospital de Santa Luzia de Elvas, seguindo para o Bairro da Fonte Nova, Rua do Património dos Pobres, Rua Principal, Rua Nova, Rossio do Meio, Seguindo pela Circular até à Urbanização do Paraíso, Circular à cidade, Portas de Olivença, Rua de Olivença, Rua dos Chilões, Largo do Colégio, paragem junto à igreja do Salvador.

 Seguindo pela Rua da Carreira, Praça da Republica e entrada na Sé pela Porta do Sol.