DGS publica manual de medidas gerais de prevenção à Covid-19

A Direção Geral da Saúde publicou esta quinta-feira, dia 14, um manual sobre medidas gerais de prevenção e controlo da Covid-19.

Este Manual pretende apresentar as medidas gerais a adotar por todos, sendo completado por vários volumes com medidas específicas a adotar em diferentes contextos, com base nos princípios de evidência e conhecimento científico.

No que diz respeito a medidas de distanciamento há a destacar a distância de pelo menos 1,5 a 2 metros das outras pessoas; evitar o contacto com pessoas que apresentem sintomas sugestivos de COVID-19, como febre, tosse ou dificuldade respiratória; sempre que possível, trabalhar a partir de casa; utilizar, de preferência, serviços telefónicos ou eletrónicos; em caso de necessidade de cuidados médicos, utilizar serviços telefónicos ou eletrónicos para contactar previamente os serviços de saúde.

Quanto aos equipamentos de proteção, no manual a DGS recomenda o uso de máscara, viseira, luvas em determinadas situações. De recordar que desde o passado dia 3 deste mês é o obrigatório o uso de máscara em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços; serviços e edifícios de atendimento ao público; estabelecimentos de ensino e creches pelos funcionários docentes e não docentes e pelos alunos maiores de seis anos; e transportes coletivos de passageiros.

Este manual informa também sobre a forma correta de higienização das mãos, e no que diz respeito a etiqueta respiratória. A DGS informa ainda sobre medidas de higiene ambiental.

Pode consultar o Manual completo no seguinte link: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/05/ManualVOLUME1-1.pdf.