Reguengos participa no evento Bom Dia Cerâmica

O Município de Reguengos de Monsaraz vai participar no evento europeu Bom Dia Cerâmica com o filme promocional “Oleiro por um dia”, gravado na Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval.

Devido à pandemia de covid-19, este ano a iniciativa vai realizar-se nos dias 16 e 17 de maio através da publicação de filmes e séries de fotografias nas páginas Buongiorno Ceramica nas plataformas no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, produzidos por todas as cidades e vilas cerâmicas europeias, bem como por ceramistas, oleiros e empresas de cerâmica de referência pela sua produção artística, que permitam compartilhar a excelência e diversidade da criação europeia.

No âmbito do Bom Dia Cerâmica será ainda lançada uma iniciativa intitulada Selfies Cerâmicas, dedicada a ceramistas, entusiastas, operadores e ao público em geral que gosta de cerâmica, convidando todos os que quiserem a publicar fotos diretamente nas suas redes sociais usando as hashtags #buongiornoceramica e #selfieceramico, marcando também as contas sociais do Buongiorno Ceramica (Facebook e Instagram).

No concelho de Reguengos de Monsaraz existe o centro oleiro de S. Pedro do Corval, considerado o maior de Portugal com 22 olarias em atividade que continuam a pintar os motivos típicos do Alentejo, como por exemplo o pastor, a apanha da azeitona e a vindima. Por entre potes, rodas de oleiros e fornos descobrem-se peças utilitárias tradicionais, de quando o barro se moldava às necessidades dos trabalhos dos campos e das vidas humildes no Alentejo.

A olaria de S. Pedro do Corval é uma marca registada pois o Município de Reguengos de Monsaraz registou em 2008 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial as marcas nacionais “Olaria de São Pedro do Corval”, “Rota da Olaria”, “Rota dos Oleiros” e “Olaria”. Em 2015 foi inaugurada a Casa do Barro, um centro interpretativo que visa preservar, promover e assegurar a sustentabilidade da olaria de São Pedro do Corval, proporcionando a todos os visitantes o conhecimento e a aprendizagem sobre a arte oleira e o barro através de oficinas, palestras e outras atividades.