Famílias e idosos encontram-se à varanda no Lar de Vila Boim

A partir de segunda-feira, dia 18, os utentes de lares de idosos e unidades de cuidados continuados vão poder receber uma visita por semana, com marcação prévia e num espaço próprio, de preferência no exterior da instituição, mantendo a distância de segurança de dois metros entre os utentes e os familiares, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o dia 16 de março, as instituições têm adotado estratégias para colmatar a falta que os utentes sentem do contacto com as suas famílias. A Associação de Assistência de Vila Boim, no concelho de Elvas, aderiu às “vídeo chamadas para que os utentes possam ver os seus familiares. Adquirimos mais um telemóvel para a instituição e também utilizamos a nossa varanda para que familiares e utentes se possam ver e conversar”, referiu-nos o presidente da associação, José Eurico Malhado.

Cada utente só poderá receber a visita de uma pessoa, uma vez por semana e, no máximo, durante 90 minutos. As visitas aos lares de idosos foram suspensas a 16 de março, no âmbito da pandemia da Covid-19.