Utente de lar não consegue levantar dinheiro sem ir ao banco

O presidente da Associação de Assistência de Vila Boim, José Eurico Malhado (na foto), relatou à Rádio ELVAS a situação vivida entre um utente do lar de idosos e uma instituição bancária do concelho.

José Eurico explica que “a maioria dos idosos não tem cartão multibanco pelo que, numa altura em que estão obrigados a ficar no interior da instituição, é muito complicado ter dinheiro para algumas despesas que possam surgir.

O presidente da instituição refere que “tivemos aqui uma situação em que uma instituição bancária se deslocou ao lar para trazer dinheiro a uma senhora que precisava. No que diz respeito à Caixa Agrícola, o senhor precisava de dinheiro para ir a uma consulta e os funcionários disseram-nos que o senhor tinha que ir ao balcão. Resolvi emprestar eu o dinheiro ao homem”.

A Rádio ELVAS contactou a instituição bancária em questão que “não confirmou a situação uma vez que não tem conhecimento de nada. Foi-nos garantido que caso seja necessário estão dispostos a apoiar os idosos neste tipo de situação uma vez que, de acordo com as normas do Banco de Portugal, o levantamento de dinheiro tem que ser feito de forma presencial com o cliente”.