Hugo Hilário: Pisão é o projeto mais importante do Alto Alentejo

A Comissão Diretiva do Programa Operacional de Assistência Técnica 2020 aprovou recentemente a candidatura apresentada pela Comissão Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) para a realização do Estudo de Avaliação para a Sustentabilidade do Empreendimento Hidráulico da Barragem do Pisão, referente ao projeto desta obra.

Para Hugo Hilário, presidente da CIMAA, “este é dos investimentos mais importantes e diferenciadores que o território do Alto Alentejo alguma teve ou terá. Uma candidatura para o projeto com um valor superior a um milhão de euros que é o sinal de confiança e de que este empreendimento vai ser uma realidade no futuro próximo”.

A comparticipação nacional da candidatura, ou seja cerca de 20% do valor do projeto foi assegurada pelos 15 municípios do Alto Alentejo, “por decisão unânime, porque face à importância do mesmo todos concordaram em comparticipar em partes iguais, cerca de 260 mil euros”. Neste momento, o que é pretendido é que “após a aprovação da candidatura possamos lançar o concurso para o projeto dos seis múltiplos do Pisão, já neste mês de maio”, diz Hugo Hilário.

No total este projeto tem um investimento perto das duas centenas de milhões de euros, pela sua dimensão e valor podemos avaliar o quão importante, pertinente e impactante é o projeto para a região. Tendo neste momento a candidatura aprovada e financiado os custos do projeto, “obviamente que este é um passo mais do que importante, é decisivo mesmo, e já não há volta a dar, esta obra é para concretizar”, remata o presidente da CIMAA.