Évora continua a investir no parque informático das escolas

A Câmara Municipal de Évora decidiu antecipar alguns investimentos planificados para responder à crescente necessidade de disponibilizar equipamentos informáticos aos alunos do concelho, no âmbito das suas competências e do Programa Municipal de Combate ao Insucesso Escolar.

Desta forma, para além da colocação anterior à pandemia, de 40 computadores em escolas de primeiro ciclo, foi já aberto procedimento de contratação pública para aquisição de mais 60 computadores portáteis, feita a adjudicação e aguardando-se a entrega.

Está em curso o procedimento para aquisição de outros 60 computadores, com o procedimento do concurso a decorrer. Estes computadores deverão ser entregues ao agrupamentos de escolas do concelho, para minimizar as desigualdades dos alunos com maiores dificuldades financeiras.

Tendo em conta que as diferenças socioeconómicas das famílias têm elevada influência nos resultados escolares dos alunos, este investimento, para além de modernizar as condições de ensino e aprendizagem de docentes e alunos, configura-se como uma resposta social para criar condições de promoção do sucesso escolar e educativo, esbatendo assimetrias e contribuindo para a igualdade de oportunidades.