Mercado Tradicional de Estremoz volta ao Rossio

No próximo sábado, dia 9, o Mercado Tradicional de Estremoz regressa ao Rossio Marquês de Pombal, com as restrições já anteriormente adotadas na sua reabertura, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

O Mercado volta ao Rossio, com as regras e orientações da Direção-Geral da Saúde relativas a distâncias de segurança, higiene e proteção individual, designadamente através da instalação de um recinto contido, ao ar livre e de acesso condicionado.

Poderão participar no Mercado Tradicional apenas os produtores e vendedores que habitualmente já participam no mercado, do concelho de Estremoz e concelhos limítrofes.

A participação é ainda condicionada à comercialização de bens considerados essenciais: produtos hortícolas e frutícolas, pão, doçaria, queijos, enchidos e outros produtos alimentares, plantas, flores, animais de capoeira, ovos, frutos secos e ervas alimentares, entre outros.

O mercado funcionará das 7.30 às 13 horas e o acesso ao mesmo fica condicionado, não sendo permitida a permanência a mais de 100 pessoas em simultâneo no interior do recinto, devendo os excedentes aguardar no exterior e manter a distância de segurança das restantes.

A câmara de Estremoz recomenda que “todas as pessoas que se dirijam ao mercado se protejam de acordo com as orientações em vigor, designadamente através da utilização de máscara, luvas de proteção e higienização das mãos”. O Município de Estremoz pretende com este regresso do mercado “estimular a economia local, apoiando desta forma o escoamento dos produtos dos pequenos produtores locais, sabendo que alguns dos produtos hortícolas e agroalimentares comercializados no mercado tradicional têm épocas específicas de produção e comercialização, as quais não podem ser adiadas para data posterior”.