Hospital de Elvas sem cuidados intensivos? Saiba porquê

Os doentes de Covid-19 que cheguem ao Hospital de Santa Luzia, com necessidade de ventilação assistida, terão que ser transferidos para o Hospital de Portalegre, uma vez que em Elvas não há unidade de cuidados intensivos.

De acordo com Vera Escoto, diretora clínica da ULSNA, “o Hospital de Elvas não tem esta unidade porque se trata de um hospital mais pequeno e onde funciona um serviço de urgência básica, o que não obriga a ter cuidados intensivos. Por outro lado, o hospital de Elvas poderia ter uma unidade de cuidados intermédios para para isso era preciso termos recursos humanos”.

Vera Escoto considera que “pertencendo os hospitais de Elvas e Portalegre à Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, é necessário que se complementem para que haja uma maior rentabilidade por parte dos profissionais de saúde. Se nós temos uma unidade de cuidados intensivos em Portalegre, essa tem que ser apetrechada e aumentada para dar resposta ao distrito para não estarmos a dispersar recursos humanos”.

Hospital de Elvas sem unidade de Cuidados Intensivos. Doentes que precisem de ventilação assistida têm que se transferidos para Portalegre.