Montemor aposta em segurança e prevenção no trabalho

O Dia Nacional da Segurança e Prevenção no Trabalho foi assinalado na passada terça-feira, 28 de abril. Sendo a prevenção de riscos profissionais uma responsabilidade de todos, assim como a prevenção um direito transversal a todos os trabalhadores, o Município de Montemor-o-Novo assegura que “trata esta temática como prioridade”, pois “os trabalhadores são a força do Município”, que “faz um esforço para que todos possam desempenhar as suas funções em segurança, apostando na prevenção”.

Assim, assinalando este Dia Nacional da Segurança e Prevenção do Trabalho, foi efetuada uma formação e ação de sensibilização com cantoneiros de limpeza, que fazem a recolha de Resíduos Urbanos. A iniciativa teve lugar no Estaleiro Municipal da Adua, abordando-se os seguintes temas: sensibilizar e informar para os riscos inerentes à atividade, reforçando os riscos biológicos, tendo em conta a situação atual, agravada com o risco do novo vírus e a sua interação com outros microrganismos, que se desconhece; os cuidados de higiene que deverão adquirir, nomeadamente com a roupa e farda de trabalho, reforçou-se a importância de trocar de roupa e tomar banho utilizando as instalações sociais do Município, não devendo entrar no carro e em casa com a sua roupa e calçado de trabalho; e as boas práticas do uso de Equipamentos de Proteção Individual, sobretudo máscaras e luvas.

Esta ação de sensibilização permitiu esclarecer e sensibilizar para a adoção de boas práticas, com especial relevo de medidas que protejam os trabalhadores, na sua valiosa prestação de serviço público, da doença Covid-19.