Covid-19 não impediu decoração do Largo em Montemor

O projeto inicial contemplava o envolvimento de todos os jardins-de-infância do concelho de Montemor-o-Novo, o Centro Lúdico “Saber Crescer”, algumas das senhoras que residem no Largo dos Paços do Concelho e também com as cabeleireiras do salão do mesmo largo. O objetivo era decorar todas as árvores do Largo dos Paços do concelho e das traseiras da câmara municipal, para integrar o programa das comemorações do 25 de abril de 2020, denominado “De Coração no Largo – Cantigas de Abril”, em que foram propostas cerca de 25 cantigas de abril, para ser todas trabalhadas em expressão plástica pelos participantes.

A esta iniciativa decidimos chamar-lhe “De Coração no Largo – Cantigas de Abril” para comemorar os 46 anos de Abril, porque só através dos laços afetivos estabelecidos na construção de um objetivo comum e ao valorizarmos o espírito fraterno, tão característico e presente nas senhoras do Largo e nas crianças, poderemos veicular uma mensagem de promoção de boas práticas na valorização do património imaterial do nosso concelho e da nossa região.

De acordo com a pandemia que surgiu, os estabelecimentos de ensino foram encerrados a 16 de março e este projeto não pôde ser desenvolvido como se tinha projetado. Mas não querendo deixar de registar o projeto, as decorações que estão expostas no Largo são as que foram possíveis. Assim sendo, desta forma simbólica, um grupo de pessoas participou de forma ativa e lembra algumas das cantigas que surgiram e foram hinos no período da revolução.