10 pessoas detidas em Elvas numa semana

O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública, entre os dias 20 e 26 de abril, deteve 10 pessoas em Elvas, nove homens e uma mulher, com idades entre os 16 e os 40 anos. Destes, três foram detidos por furto de combustível em viaturas pesadas de passageiros; dois por condução de viatura sem habilitação legal; um por resistência, ameaça e coação a Agente da Autoridade; e quatro por ameaça e tentativa de agressão a Agente de Autoridade.

Foram todos constituídos arguidos, submetidos a termo de identidade e residência, passando os processos à fase de inquérito, exceto os detidos por ameaça e tentativa de agressão a Agente de Autoridade, que, por decisão judicial, ficaram deditos até serem presentes a 1º Interrogatório Judicial.

Em Elvas a PSP registou três acidentes de viação dos quais resultaram danos materiais nas viaturas intervenientes.

Foi ainda identificado um homem com 16 anos de idade, por ter na sua posse 0,20 gramas de Liamba. O processo encontra-se em fase de inquérito.

A PSP realizou ainda, neste período, em Portalegre e Elvas, uma ação no âmbito do combate ao tráfico e consumo de estupefacientes; duas ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de população e em locais referenciados pela prática de ilícitos criminais e de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária; 11 ações no âmbito do estado de emergência face à Covid-19, Decreto nº 2-B/2020, tendo sido fiscalizadas 1167 viaturas e 40 pessoas.

Foram ainda realizadas seis operações de fiscalização rodoviária, tendo sido controlados 331 veículos/condutores e detetadas várias infrações, das quais se destaca: uma por falta de inspeção periódica da viatura; uma por falta de seguro obrigatório da viatura; uma por utilização do telemóvel durante o exercício da condução; uma por não utilização do cinto de segurança no ato da condução; e um por condução de viatura sob o efeito do álcool, TAS entre 0,50 e 0,80g/l.