Centro de Observação de Avi-Fauna em Gavião

O Centro de Observação de Avi-Fauna de Outeiro, localiza-se no concelho do Gavião, junto à localidade de Outeiro. Caracteriza-se por um local paradisíaco, no meio da natureza e com uma paisagem sobre o rio Tejo.

A localização do Centro de Observação de Avi-Fauna do Outeiro torna-se interessante pela ampla vista que, a partir daquele local, se tem sobre o Vale do Tejo, mas também pelas várias formações rochosas e em particular pelas suas fragas, tão apreciadas pelas aves de rapina.

Conta com diferentes habitats distintos, entre eles: matos (matos), zonas húmidas (cursos de água), áreas rochosas falésias/fragas rochosas), zonas artificiais (terra arada; plantações florestais).

Este observatório localiza-se a cerca de 30 quilómetros da “IBA (Important Bird Area)” de Portas de Ródão e Vale do Mourão. Este sítio alberga a maior colónia de Grifo exclusivamente em território nacional e também outras espécies rupícolas ameaçadas, como a Cegonha-preta e a Águia Perdigueira. Ainda é possível encontrar o cada vez mais escasso Chasco-preto.