O mercado dos sábados em Estremoz, que por tradição decorre no Rossio Marquês de Pombal, é retomado no próximo sábado, dia 25, mas transferido para o parque de feiras. O mercado está cancelado desde 21 de março, devido ao estado de emergência provocado pela pandemia da Covid-19.
O mercado vai ser realizado, no próximo sábado, ao ar livre, no parque de feiras da cidade e, na próxima semana, a câmara municipal vai avaliar a sua continuidade e localização futuras.
A câmara informou que só os vendedores habituais podem estar presentes e desde que tenham origens nos concelhos de Estremoz, Arraiolos, Borba, Évora, Fronteira, Monforte, Sousel e Redondo, podendo vender produtos hortícolas e frutícolas, pão, doçaria, queijos, enchidos e outros produtos alimentares. O mercado vai funcionar das 7.30 às 13 horas e não vai ser permitida a permanência, no interior do recinto, a mais de cem pessoas de cada vez.
A Câmara Municipal de Estremoz, com esta retoma, pretende “estimular a economia local” e promover o “escoamento dos produtos dos pequenos produtores locais”, até porque “alguns dos produtos hortícolas e agroalimentares têm épocas específicas de produção e comercialização”, que “não podem ser adiadas para data posterior”.