Viana do Alentejo nomeado às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Viana do Alentejo, no distrito de Évora, viu ser nomeadas quatro candidaturas às 7 Maravilhas da Cultura Popular a decorrer este ano, com o objetivo de homenagear o património cultural material e imaterial, com destaque para a cultura popular, elegendo o que de melhor o país tem, enfatizando as tradições associadas a determinada região.

Foram nomeados o fabrico de chocalhos e a Olaria de Viana, na categoria artesanato, a Feira D’Aires e a Romaria a Cavalo, na categoria de festas e feiras.

Recorde-se que o fabrico de chocalhos foi classificado pela Unesco, em 2015, como Património Cultural e Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente. Já a olaria de Viana é uma das mais antigas e tradicionais atividades da vila, distinguindo-se dos centros vizinhos pelas caraterísticas muito próprias.

A centenária Feira D’Aires realiza-se em Viana do Alentejo, em setembro, num certame onde o profano e o sagrado andam de mãos dadas, com manifestações religiosas na sua génese e atividades económicas, comércio tradicional e espetáculos.

A Romaria a Cavalo liga os concelhos da Moita e de Viana do Alentejo em abril, foi retomada em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, recuperando uma tradição em que os lavradores da Moita se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, para pedir proteção e boas colheitas.

Depois de escolhidos 21 patrimónios candidatos por distrito ou região autónoma, segue-se a seleção de sete candidatos por distrito ou região autónoma a ser votados pelo público.