“Atraso na validação dos testes” condiciona dados do Alentejo

A divulgação de dados relativos à Covid-19 na região Alentejo tem causado muitas dúvidas e questões por parte da população.

Os presidentes de câmara divulgam os resultados dos testes, quando são positivos, mas esses casos tardam em aparecer no relatório diário da Direção Geral de Saúde (DGS).

José Robalo, presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, justifica esta questão “com o atraso na validação dos resultados, quer por parte do laboratório que faz o teste quer por parte do médico que o pediu. Enquanto não for feita esta dupla validação o resultado não aparece no relatório da DGS”.

Robalo garante que pode haver “uma confirmação por parte das autarquias e os dados não aparecerem de imediato nos relatório da DGS”.

Em três dias, entre sexta-feira, dia 17, e domingo, dia 19, os dados de Covid-19 no Alentejo mantiveram-se inalterados (158). No entanto, quer no concelho de Elvas quer no de Campo Maior, foram confirmados casos positivos que não apareciam no relatório da Direção Geral de Saúde.