Escola de Portalegre é segunda em desafio do Continente

A Escola Básica da Praceta, em Portalegre, venceu o segundo lugar do Desafio Escola Missão Continente 2019/20, com um trabalho dedicado à prevenção da obesidade infantil. A escola ganhou um prémio de mil euros que pode receber em material escolar ou desportivo.

Os alunos da Escola Básica da Praceta trabalharam o tema da alimentação saudável através de várias atividades didáticas e de sensibilização junto das famílias e da restante comunidade escolar. Os alunos criaram um folheto com sugestões de lanches saudáveis e uma agenda semanal de planeamento dos lanches que está a ser usada regularmente desde então. Foi também dinamizado um lanche saudável no refeitório da escola para os alunos, encarregados de edução, professores e auxiliares e realizaram-se ainda diferentes atividades desportivas que contaram com o envolvimento da comunidade alargada, incluindo famílias, câmara municipal e junta de freguesia.

Os trabalhos foram sujeitos a uma avaliação por parte do júri (composto por um representante da Escola Missão Continente e a consultora Sair da Casca), em função da reflexão sobre a situação da obesidade infantil, a importância de um estilo de vida saudável e a passagem de conhecimento aos encarregados de educação.

Nesta edição do programa Escola Missão Continente, inscreveram-se 332 escolas de todo o país e 31 mil alunos já estão a participar em todas as atividades do programa. O programa Escola Missão Continente visa apoiar as escolas na sensibilização para uma alimentação saudável e um consumo consciente, abordando temas como dietas saudáveis, desperdício alimentar ou o uso excessivo do plástico.

Neste período excecional que o país atravessa, a Escola Missão Continente reconhece o papel fundamental dos professores em continuar a envolver os alunos que estão em casa no processo de aprendizagem e, por isso, continua a desenvolver conteúdos pedagógicos de apoio que estão disponíveis para os educadores que queiram utilizá-los.