Arcebispo de Évora e a Páscoa Católica Ucraniana de Rito Bizantino

Neste domingo, 19 de abril, a Igreja Católica Ucraniana do Rito Bizantino celebra a Páscoa da Ressurreição de Cristo. Na impossibilidade de realizar a habitual celebração comunitária na Igreja de São Francisco, em Évora, devido à pandemia Covid-19, o arcebispo de Évora convida o padre Ivan Hudz, sacerdote Católico Ucraniano de Rito Bizantino, a concelebrar na Eucaristia do II Domingo de Páscoa, em Rito Romano, na capela da Casa Arquiepiscopal de Évora. O referido sacerdote terá a oportunidade de se dirigir aos fiéis de Rito Bizantino em língua ucraniana.

A transmissão incluirá os meios digitais habituais (Facebook e site da Arquidiocese de Évora) e a televisão Canção Nova, transmitida a nível nacional, para toda a família ucraniana residente em Portugal.

Pelas 18.15 horas, será efectuada a ligação a partir da Capela da Casa Arquiepiscopal pelos meios digitais já utilizados, transmitindo-se a Adoração ao Santíssimo Sacramento e a oração de Vésperas. Às 19 horas, a Missa será transmitida pela TV Canção Nova.

O arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, dirigiu uma mensagem aos ucranianos e aos Cristãos de Rito Oriental que citamos:

«Caros Irmãos de Rito Oriental, saúdo-vos na Comunhão de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos revelou o Amor do Pai e com Ele nos envia o Dom do Espírito Santo, Senhor que nos dá a vida! É o Espírito Santo que nos congrega na unidade da mesma Fé e na Comunhão da Caridade que alimenta a Esperança.

Com a Arquidiocese de Évora, uno-me a todos vós, que ides celebrar a Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, no Domingo, dia 19 de abril, em que não podendo celebrar comunitariamente, pelos motivos conhecidos, será celebrada em família. Que o Senhor esteja no meio de vós e vos preencha o coração com a Sua Luz.

Nas pessoas dos estimados padres ucranianos, Ivan Hudz e Taras Goyvanyuk, respetivamente, párocos da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção do Torrão e Nossa Senhora da Graça de Benavente, vossos assistentes espirituais, saúdo-vos a todos e desejo-vos Santa Páscoa em família. Imploro a Deus, bênçãos espirituais para as famílias, para as novas gerações, as crianças, os adolescentes e os jovens e para os idosos, doentes e sós. A Bênção de Deus e a intercessão de Sua Mãe, Maria Santíssima, para todos! Santa Páscoa!»