Alandroal investe 50 mil euros para aquisição de computadores

Com as medidas implementadas na educação, nomeadamente com o ensino à distância, a Câmara Municipal de Alandroal ouviu as necessidades do agrupamento de escolas do concelho.

Depois de ouvidas estas necessidades, João Grilo presidente da Câmara de Alandroal refere que “são cerca de 190 as crianças que ou não tem equipamento informáticos ou não têm ligação à internet em casa, e precisam de equipamento para poderem trabalhar”.

Neste sentido, o município dispõe de 45 tablets do programa de combate ao insucesso escolar, denominado de Academia do Sucesso, que estão disponíveis, mas o município está a proceder à aquisição dos restantes equipamentos.

João Grilo explica que será feita uma diferenciação entre os diferentes graus de ensino. No primeiro ciclo, “o município tem responsabilidades diretas e os equipamentos serão entregues a todas as crianças, independentemente de terem ou não equipamentos em casa”. Já no 2º e 3º ciclo “temos equipamentos com outras características, mais avançadas, mas só serão entregues a quem foi sinalizado por não ter equipamento em casa.”

Esta aquisição resulta num investimento de 50 mil euros, que “apesar de ser elevado justifica perfeitamente este esforço do município” afirma João Grilo.

“Os equipamentos não vão ter apenas os programas necessários para que os alunos desenvolvam o trabalho de forma remota, mas também a plataforma da academia do sucesso e outros recursos que o município entende que devem chegar a todas as crianças”, diz o presidente de Alandroal.

Neste momento “não podíamos deixar que todas estas crianças ficassem em casa sem acesso à escola”, remata João Grilo.