IPP forma voluntários para banco da câmara de Portalegre

A Câmara Municipal de Portalegre desafiou o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) a criar uma formação específica para melhor capacitar os voluntários, que integrem o Banco de Voluntariado da autarquia, para as intervenções necessárias nas diferentes valências.
Este desafio foi prontamente aceite pelos professores da Escola Superior de Saúde, que estão a desenvolver um manual de procedimentos a ser distribuído pelos voluntários de acordo com os trabalhos que vão desenvolver.

O manual inclui formação básica e transversal em três áreas: cuidados de higiene e conforto, alimentação com ajuda e técnicas de posicionamento na cama e transferências com ajuda.

Num quadro mais geral, há ainda a preocupação em transmitir algumas medidas de proteção, como vestir e despir os equipamentos pessoais e de proteção, bem como noções básicas de comunicação e ajudas com os idosos.

Para além do manual, ficou ainda designado um grupo de quatro professores da Escola Superior de Enfermagem para dar apoio de retaguarda, através de um fórum criado para esclarecimento de dúvidas.