Irmã Fátima deixa mensagem de esperança “num mundo melhor”

Hoje é Sexta-Feira Santa, é um feriado religioso que se celebra na sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, crucificação, morte e enterro de Jesus Cristo, através de diversos rituais religiosos.

Na Igreja Católica, este dia faz parte do Tríduo Pascal (composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, o período mais importante do ano litúrgico). A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo e é o único dia em que não se celebra a Eucaristia.

Em Sexta-Feira Santa, a irmã Maria de Fátima Magalhães, do Movimento Tereseano Apostolado de Elvas, pede a todos que “aproveitem este tempo de confinamento para serem uma igreja doméstica e se ajudarem em casa”.

A Irmã Fátima acredita que “tudo vai passar e um mundo novo vai surgir”.

Uma das principais tradições dos católicos praticantes é a abstinência da carne, em respeito ao sacrifício de Cristo na cruz.

Este ano, com a suspensão das celebrações religiosas, devido à Covid-19, todas as missas e outras cerimónias têm sido realizadas sem a presença de fiéis. Nesse sentido, para que os nossos ouvintes possam acompanhar as celebrações religiosas, a Rádio ELVAS transmite hoje em direto das Sé de Elvas, às 10 horas, as Laudes, uma das horas litúrgicas da Liturgia das Horas, celebrada de manhã. O seu nome completo é Laudes matutinas, que significa louvores da manhã. Às três da tarde transmitimos a celebração da Paixão do Senhor.