Contribuintes já entregaram quase 900 mil declarações de IRS

Nos primeiros três dias da campanha de IRS, os contribuintes entregaram quase 900 mil declarações Modelo 3. Este ano, o reembolso rápido não está garantido.

Os contribuintes apresentaram à Autoridade Tributária quase 900 mil declarações de IRS só nos primeiros três dias do período de entrega. O prazo só termina a 30 de junho, mas — numa altura em que os rendimentos das famílias estão a ser afetados pela pandemia de coronavírus — os portugueses estão a submeter as Modelo 3 a uma velocidade superior à do ano passado.

Três milhões de famílias com IRS automático. Quem fica de fora?

A campanha de IRS deste ano arrancou na quarta-feira, com cerca de 570 mil contribuintes a entregarem, logo no primeiro dia, as suas declarações de rendimentos ao Fisco.

Entretanto e de acordo com os dados disponíveis no Portal das Finanças, até ao final de sexta-feira, os contribuintes apresentaram, até ao momento, 892.189 declarações Modelo 3. Segundo os dados enviados, em 2019, pelo gabinete de Mário Centeno, nos primeiro três dias da campanha do ano anterior, tinham sido entregues cerca de 788 mil declarações, um número significativamente inferior ao registado em 2020.