Daniel Pina e o fim da época: o mais importante é vida das pessoas

A Associação de Futebol de Portalegre (AFP), com o alargamento do estado de emergência em Portugal, decidiu dar por terminada a época desportiva, cancelando todas as provas nos escalões sénior e de formação.

Daniel Pina, presidente da AFP, lembra que o pico da pandemia poderá acontecer em junho, altura em que chegavam ao fim as competições, pelo que “não vale a pena estar a criar ilusões”. “Era impossível terminarmos as provas da AFP e os equipamentos desportivos que os nossos clubes utilizam são, na maioria, da propriedade das autarquias, e eu não acredito que eles sejam abertos assim de ânimo leve”, assegura.

Para além da suspensão de todas as competições de futebol e futsal, não serão atribuídos os títulos de campeão distrital em nenhuma das provas, com excepção daqueles que já o tenham sido antes da suspensão. Daniel Pina diz compreender a “frustração dos dirigentes desportivos”, com esta decisão, tendo em conta o investimento dos clubes, mas que, neste momento, “o mais importante é a saúde a vida das pessoas que residem no Alto Alentejo”.

O presidente da AFP lembra ainda que os patrocinadores dos clubes do distrito, também afetados por esta pandemia, vão não conseguir dar continuidade aos apoios prestados até aqui. Dessa forma, a associação vai tomar as diligências necessárias, para tentar conseguir obter apoios financeiros.

Para além das provas, a associação cancelou os restantes eventos que estavam ainda agendados para esta época desportiva, como o II Fórum Desportivo e a VII Gala da Associação de Futebol de Portalegre.