A Câmara Municipal de Arronches tem disponíveis várias infraestruturas no sentido de dar uma resposta adequada no caso de aparecer uma situação que obrigue ao isolamento de utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social.
O Município de Arronches anunciou, no passado dia 2, o prolongamento, até dia 17, das medidas para fazer face à Covid-19, não descurando adotar novas medidas, tendo em vista a segurança da população e sobretudo dos grupos de risco.
Nestes grupos de risco, estão inseridos os clientes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), casas que, apesar de terem os seus Planos de Contingência ativos, motivam grande preocupação, estando o Município focado em evitar qualquer foco de infeção nesses estabelecimentos.
Porém, antecipando qualquer situação que obrigue ao isolamento de um ou de vários utentes das IPSS ou que, em último caso, obrigue ao evacuamento das instalações, a câmara de Arronches já tem disponíveis vários espaços para dar resposta às referiras situações.
Assim, o Hotel Rural de Santo António e os edifícios multiusos de Esperança e Mosteiros estão destinados a acolher utentes das IPSS do concelho, em caso de necessidade de isolamento ou evacuação das instalações.
A Casa de Férias de Arronches, a Casa das Hortas de Baixo e a Casa do Marco encontram-se disponíveis para acolher eventuais suspeitos de Covid-19, que aguardem a realização de teste ou outras situações que obriguem a isolamento.
O Pavilhão Desportivo Municipal de Arronches destina-se a acolher meios de reforço exteriores ao concelho atribuídos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que venham a apoiar uma eventual operação no concelho.
Por sua vez, o refeitório do Agrupamento de Escolas de Arronches assegurará a alimentação dos operacionais que integram o eventual reforço de meios exteriores ao concelho numa operação de proteção civil.
Finalmente, o Centro de Operações Integrado funcionará nas instalações da Câmara Municipal e integra todas as entidades envolvidas na coordenação de operações de proteção civil.
De realçar que a disponibilidade destas infraestruturas foi articulada com as Juntas de Freguesia do concelho e instituições às quais estão cedidos os espaços.