Medidas de apoio aprovadas pela Assembleia Municipal de Elvas

A Assembleia Municipal de Elvas aprovou as medidas de apoio municipal no âmbito da pandemia da Covid-19. A reunião teve lugar no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), na manhã de sexta-feira dia 3.

Nesta reunião, também foi aprovada, por unanimidade, a alteração ao Regulamento Municipal de Apoios Sociais do Município de Elvas, que previa a liquidação dos apoios sociais aos idosos do concelho. Também por unanimidade, foram aprovadas as medidas preventivas.

A assembleia ratificou, também por unanimidade, a desvinculação à candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia, onde Elvas integrava com Marvão, Almeida e Valença uma candidatura em rede a Património Mundial.

A revisão orçamental foi aprovada por maioria (18 votos a favor e três contra); também por maioria (16 votos a favor, duas abstenções e dois contra) foi aprovada a autorização prévia de compromissos plurianuais.

O voto de pesar pelo falecimento de Júlio Miranda Calha e a moção apresentada pela bancada do Partido Socialista sobre as medidas de apoio municipal, no âmbito da Covid-19, também foram aprovados por unanimidade. Os membros da Assembleia Municipal manifestaram disponibilidade para doar o valor da senha de presença a “uma instituição do concelho que necessite”.

Nos últimos 30 anos, este foi o terceiro local em que a Assembleia Municipal de Elvas reuniu fora dos Paços do Concelho: antes desta reunião, no MACE, esta autarquia já tinha tido sessões na Biblioteca Municipal e no Auditório São Mateus.