Arcebispo de Évora preside às celebrações da Semana Santa

Excepcionalmente, neste Ano Pastoral, as celebrações da Semana Santa e do Tríduo Pascal não serão realizadas na Igreja Mãe da Arquidiocese, a Catedral de Évora, mas vão ser transmitidas em directo no Facebook a partir da igreja de São Francisco, em Évora, pelo facto de esta se encontrar bem equipada com o material técnico apropriado para transmissões televisivas e digitais.

As celebrações, não comunitárias devido ao contexto da pandemia, vão ser presididas pelo arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho.

O programa tem início amanhã, domingo, dia 5, pelas 11.30 horas,  com a celebração da Bênção dos Ramos e Eucaristia com Leitura da Paixão do Senhor.

Na quinta-feira, dia 9, não será celebrada a habitual Missa Crismal, propondo o arcebispo que esta seja celebrada, se possível, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Jornada Mundial de Oração pelos Sacerdotes, dia 19 de Junho, com a comemoração dos jubileus sacerdotais dos reverendos padres Manuel Luís Sanches Manso; Júlio Manuel Roxo Rodrigues (50 anos de Ordenação Sacerdotal); Marcelino José Moreno Caldeira, José Mombo Lelo e Alberto Aniceto Dâmaso Dangala (25 anos de Ordenação Sacerdotal).

Pelas 18.30 horas, realiza-se a Missa da Ceia do Senhor.

Na Sexta-feira Santa, dia 10 de Abril, as comemorações têm início às 10 horas, com a Oração de Laudes transmitida directamente da Capela da Casa Arquiepiscopal de Évora.

Às três da tarde, decorre a Celebração da Paixão do Senhor e, às 21 horas, a transmissão do vídeo da Procissão do Enterro do Senhor, realizada em Évora no pretérito Ano Pastoral 2018/2019, organizada pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Évora.

Sábado Santo, dia 11 de Abril, pelas 10 horas, acontece a Oração de Laudes transmitida directamente da Capela da Casa Arquiepiscopal de Évora e, às nove da noite, a Vigília Pascal.

Por último, no Domingo de Páscoa, às 11.30 horas, decorre a Eucaristia de Domingo de Páscoa, concluída a qual o arcebispo subirá ao ponto mais alto do terraço da igreja de São Francisco, onde dará a Bênção do Santíssimo Sacramento, Cristo Ressuscitado, a Évora e a toda a arquidiocese, para que todos se sintam ajudados pela certeza da Misericórdia de Deus.