Espanha vai transportar doentes de Madrid para a Estremadura

Foto: Diario Hoy

O Governo de Espanha está a preparar transportar doentes com Covid-19, de Madrid para regiões com menos pressão de doentes em cuidados intensivos. A Estremadura espanhola é uma das autonomias que pode vir a acolher infetados vindo da capital do país.

As unidades de cuidados intensivos de Madrid começam a estar saturadas, pelo que Espanha começa a preparar comboios medicalizados: composições ferroviárias onde se substitui a função de transporte de passageiros por uma espécie de hospital móvel, na linha do que já foi feito em França.

Todavia, a decisão de trazer doentes até Badajoz ainda não está tomada. Tudo depende da forma como os números de doentes crescerem na Comunidade de Madrid. As três carruagens medicalizadas têm capacidade para transportar 54 doentes, 18 em cada carruagem.

Os comboios são os que habitualmente circulam nas linhas de alta velocidade, no caso da Estremadura espanhola a aguardar a eletrificação do troço entre Placência e Badajoz. Este pormenor técnico não vai impedir o comboio de vir de Madrid a Badajoz, uma vez que a composição, neste caso, vai ser manobrada por dois maquinistas: um para os troços eletrificados de alta velocidade e outro familarizado com a motorização diesel das linhas não eletrificadas.