Município de Monforte inicia Plano Operacional Municipal

O Município de Monforte iniciou a montagem da sala de isolamento, na Sala Polivalente Municipal de Monforte, para que estejam preparados, em caso de necessidade, para a evacuação de algum lar. Esta operação contou com a colaboração do Exército Português, que fez chegar a Monforte 50 camas.

De referir que a sala tem todas as condições de adaptabilidade para esta situação, é climatizada, tem uma cozinha equipada, casas de banho para homens e mulheres, bem como balneários.

Dando seguimento ao Plano Operacional Municipal e às suas medidas de combate à Covid-19, em articulação com o Comando Distrital de Operações de Socorro, Serviço Municipal de Proteção Civil e posteriormente com a certificação da Segurança Social, já foi também iniciada a distribuição, nas IPSS e Bombeiros Voluntários, de equipamentos de proteção individual: luvas, máscaras, gel desinfetante e fatos (estes últimos distribuídos na próxima semana, por dificuldade de entrega), adquiridos pelo Município.

A desinfeção nas ruas e locais públicos irá ter também continuidade com a ajuda dos agricultores, assim que as condições climatéricas o permitirem, uma vez que o produto perde a eficácia com a chuva.

O município de Monforte deliberou, ontem, em reunião de câmara, a atribuição de um subsídio extraordinário, no valor de 10 mil euros, aos Bombeiros Voluntários de Monforte, para assegurar a sustentabilidade financeira da corporação, por forma a suprimir a falta de uma importante fonte de receita durante este período, que é o pagamento do transporte de doentes “não urgentes”, por este não se realizar.

Estão ainda a ser concertadas, com todos os Municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, através desta, medidas de apoio aos empresários e empresas que, neste período, estão privados de exercer a sua atividade, com os efeitos consequentes e nefastos para a economia.