“Dados do relatório são os confirmados pelos médicos”, diz Graça Freitas

Na conferência de Imprensa realizada esta segunda-feira, dia 30, na Direção Geral de Saúde, aquando da divulgação dos dados de infetados por Covid-19 nas últimas 24 horas, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, foi questionada sobre os facto dos dados do concelho de Elvas não constarem do relatório divulgado.

Graça Freitas assegurou que “neste boletim que apresentamos, referente às 24 horas anteriores, reportamos todos os dados que entram na plataforma do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAV). As instruções que existem é que todos os médicos, quando sabem que um doente é Covid, têm de introduzir os dados no SINAVE. E são estes números que aqui estão”.

A diretora-geral da Saúde referiu ainda que “o Alentejo tem aqui 45 casos; se não estão os de Elvas, é porque não foram notificados. Deixar claro que nós contamos com base na notificação médica”.

De recordar que Elvas registou já dois casos confirmados de Covid-19: um diz respeito à mulher detida na fronteira do Caia por posse de droga, tendo a mesma sido já transferida para o Estabelecimento Prisional de Caxias, no concelho de Oeiras, e o outro diz respeito a um homem de 61 anos.