Alandroal tem Fundo de Emergência Municipal de 150 mil euros

A Câmara de Alandroal decidiu criar um Fundo de Emergência Municipal, com o objetivo de fazer face aos efeitos da pandemia de Covid-19, junto de famílias e empresas.

Para já, este fundo é de 150 mil euros, sendo que, e como recorda o presidente da câmara, João Grilo, o município está abrangido por um plano de assistência municipal do Fundo de Apoio Municipal, pelo que o pagamento de dívida de um milhão de euros, por ano, tem de continuar a ser efetuado.

“Entendemos que dar descontos de forma cega e aleatória a toda a população não seria justo, pelo que temos de encontrar mecanismos de ajudar a população, recorrendo aos regulamentos que temos de apoios a famílias em condição de necessidade”, explica João Grilo.

Do total do fundo, a autarquia de Alandroal já destinou 20 mil euros para a compra de ventiladores para o Hospital de Évora, sendo que irá servir para auxiliar também o centro de saúde do concelho, as forças de seguranças, bombeiros e IPSS’s. “Queremos ajudar estas entidades e as famílias. Teremos algumas medidas ara as empresas, mais à frente”, revela ainda o autarca.

As verbas utilizadas neste fundo são aquelas que estavam destinadas a alguns eventos e atividades que já não se vão realizar, devido à situação que o país atravessa.

Às famílias abrangidas por este Fundo de Emergência Municipal, serão atribuídos, entre outros, apoios ao arrendamento, vales de compras de bens alimentares de primeira necessidade e reduções nas tarifas de água e saneamento.