Municípios da CIMAC reúnem esforços e compram 6 ventiladores

Os 14 municípios do Alentejo Central, no sentido de fazer face às necessidades do Hospital do Espírito Santo, em Évora, uniram-se, assim como a alguns particulares, para a compra de seis ventiladores, fundamentais no tratamento a pessoas infetadas com Covid-19, internadas nos cuidados intensivos.

“O importante nesta compra é que cada um de nós dá tudo aquilo que pode, tanto os municípios como o tecido empresarial de cada um dos nossos concelhos, que nos ajuda nessa dádiva ao Hospital do Espírito Santo”, revela o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, José Calixto.

Através destas doações, adianta Calixto, foi atingida já a duplicação da capacidade de ventiladores do hospital de Évora. “Os 14 municípios disseram, de imediato ‘presente’. É o poder local de uma região inteira a colaborar na compra destes seis ventiladores”, acrescenta, revelando-se ainda “tremendamente feliz” com a colaboração de todos.

Os donativos dos municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) terão já atingido os 250 mil euros, pelo que a verba disponível servirá ainda para “mais compras absolutamente urgentes”: seja para os hospitais, para os bombeiros, para as IPSS’s, para os centros de saúde ou Proteção Civil.

A chegada dos três primeiros ventiladores ao hospital de Évora está prevista para hoje, dia 27. Os outros três devem chegar dentro de duas semanas.