Hotelaria elvense bastante afetada pelo COVID-19

O setor da hotelaria tem sido muito afetado pela questão do COVID-19, com hotéis e alojamentos locais a fechar portas como medida de prevenção.

Em Elvas, várias são as unidades hoteleiras que estão a sentir o impacto do COVID-19 com o cancelamento de reservas e diminuição da procura.

O Varchotel já encerrou as suas portas “mantendo apenas em funcionamento o serviço de take away do restaurante”, de acordo com João Perdigão, diretor da unidade hoteleira. “Decidimos manter este serviço a funcionar, sobretudo devido aos camionistas de longo curso que aproveitam para comer qualquer coisa e descansar um pouco”.

João Perdigão refere que esta situação é uma catástrofe não só para a hotelaria como para todos os setores. “Esta meia semana que nós temos de experiência tem sido qualquer coisa do outro mundo. Ainda antes de fecharmos, já tínhamos quase tudo cancelado”.

A empresa detentora do Varchotel emprega 38 funcionários. Atualmente só já se encontram a trabalhar “seis, que asseguram o funcionamento do take away“. João Perdigão garante que “aguardam agora os apoios do Estado porque é impossível sustentar as empresas com estas condições”.

O comendador Rondão Almeida, responsável pelo Chalé “Chafariz D’El Rei”, nos arredores de Elvas, afirma que “todas as reservas até ao mês de abril foram canceladas”. Quanto a medidas, neste momento, “não está a aceitar reservas e procedeu-se a uma desinfeção do total do chalé”.

Maria Catarina Garrinhas, gerente da Alcamim Guest House, um espaço de alojamento local em pleno centro histórico de Elvas, refere que “comparativamente ao ano anterior, a perda do número de hospedes ronda os 84 por cento pelo que decidiram encerrar”. A Alcamim Guest House tem capacidade para acolher 23 hóspedes e emprega três pessoas.

Para empresas de turismo, mas no setor do alojamento, o Governo vai disponibilizar uma linha de crédito no valor de 900 milhões de euros, dos quais 300 milhões são para micro e pequenas empresas, de acordo com o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.